domingo, 28 de novembro de 2010

Biomedicina: para quem quer 'entender' o organismoVinícius Carvalho A

É o curso certo para quem se imaginou, desde criança, diante de um microscópio, cercado de equipamentos típicos de laboratórios químicos e biológicos.

"Biomedicina é uma profissão para pessoas curiosas que querem entender como funciona o organismo humano e os micro-organismos", diz a coordenador do curso no Cesumar, Karen Brajão de Oliveira.
No entanto, o nível de conhecimento sobre biologia e química é comparável ao exigido dos estudantes de Medicina. "É um curso que exige dedicação e muita leitura. Há matérias que não são fáceis", alerta a coordenadora.
Desde 2004 no Cesumar, Biomedicina tem duração de 4 anos. A graduação fornece ao estudante uma visão completa do trabalho laboratorial, com detalhes sobre as funções dos micro-organismos, doenças e técnicas de análise bioquímica e de imagens.
"Um diferencial interessante é que o aluno pode trabalhar com material genético, em todas as pesquisas relacionadas a DNA", destaca Karen.
O campo de atuação inclui bancos de sangue, hospitais, indústrias farmacêutica e de alimentos, clínicas de fertilização, pesquisa, docência e até mesmo análise forense, em que investigações da Justiça exigem exames de sangue ou DNA. O Cesumar conta com quatro turmas atualmente.
O estudante João Paulo Bueno, do 3º ano, pretende trabalhar em laboratórios de patologias. "Gosto da pesquisa sobre doenças. Tive uma experiência de investigação sobre a dengue", diz Bueno. Já para a acadêmica Érica Zaqueta, o futuro será em laboratórios de análise de sangue.
"Gosto da hematologia e pretendo trabalhar em laboratórios ou hospitais. O curso dá muita opção de atuação profissional", diz Érica. Para Caroline de Souza Cardoso, também do 3º ano, a melhor oportunidade de emprego é na área de reprodução. "Quero trabalhar com fertilização in vitro. Biomedicina é bom porque dá várias opções ao profissional", avalia.

Prática
3º ano é quando se inicia o estágio no curso de Biomedicina no Cesumar, que é matutino

Nenhum comentário:

Postar um comentário