quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Acadêmicos de Biomedicina distribuem presentes na periferia principal de Porto Velho-RO

Ao pedido do professor Marivaldo Lisboa aos acadêmicos do 2° período de Biomedicina, vários alunos que ficariam para o exame final exerceram um ato de solidariedade na periferia principal de Porto Velho-Ro. Vila princesa é um bairro composto por pessoas carentes e que vivem de ajuda dos outros.
O objetivo era levar presentes para algumas crianças do local. Crianças na qual, não sabem o que é um natal repleto de alegria, saúde, prosperidade e paz. Pois o lugar onde vivem é desmerecido por toda sociedade de alta elite e até mesmo pelas autoridades de Porto Velho. Um local onde não são investidos nada que possa melhorar as condições de vida daqueles que são considerados "menos inportantes para a sociedade".
concerteza cada um de nós que nos comprometemos a ir e deixar pelo menos uma lembrança de um dia em que várias crianças sorriram, vamos nos lembrar assim como eles, que se cada um de nós fizessemos um ato de solidariedade o mundo nos agradeçeríamos com menos violência e tragédia para todos nós!!
                                       
                                                                                              Êmena Sales Lira

domingo, 28 de novembro de 2010

Cientistas desenvolvem anticorpos capazes de travar dengue

Biomedicina: para quem quer 'entender' o organismoVinícius Carvalho A

É o curso certo para quem se imaginou, desde criança, diante de um microscópio, cercado de equipamentos típicos de laboratórios químicos e biológicos.

"Biomedicina é uma profissão para pessoas curiosas que querem entender como funciona o organismo humano e os micro-organismos", diz a coordenador do curso no Cesumar, Karen Brajão de Oliveira.
No entanto, o nível de conhecimento sobre biologia e química é comparável ao exigido dos estudantes de Medicina. "É um curso que exige dedicação e muita leitura. Há matérias que não são fáceis", alerta a coordenadora.
Desde 2004 no Cesumar, Biomedicina tem duração de 4 anos. A graduação fornece ao estudante uma visão completa do trabalho laboratorial, com detalhes sobre as funções dos micro-organismos, doenças e técnicas de análise bioquímica e de imagens.
"Um diferencial interessante é que o aluno pode trabalhar com material genético, em todas as pesquisas relacionadas a DNA", destaca Karen.
O campo de atuação inclui bancos de sangue, hospitais, indústrias farmacêutica e de alimentos, clínicas de fertilização, pesquisa, docência e até mesmo análise forense, em que investigações da Justiça exigem exames de sangue ou DNA. O Cesumar conta com quatro turmas atualmente.
O estudante João Paulo Bueno, do 3º ano, pretende trabalhar em laboratórios de patologias. "Gosto da pesquisa sobre doenças. Tive uma experiência de investigação sobre a dengue", diz Bueno. Já para a acadêmica Érica Zaqueta, o futuro será em laboratórios de análise de sangue.
"Gosto da hematologia e pretendo trabalhar em laboratórios ou hospitais. O curso dá muita opção de atuação profissional", diz Érica. Para Caroline de Souza Cardoso, também do 3º ano, a melhor oportunidade de emprego é na área de reprodução. "Quero trabalhar com fertilização in vitro. Biomedicina é bom porque dá várias opções ao profissional", avalia.

Prática
3º ano é quando se inicia o estágio no curso de Biomedicina no Cesumar, que é matutino

Biologia - Fisiologia - O sangue

O corpo humano - 09 - Sistema nervoso - Parte 1

III semana da Biomedicina

A III Semana de Biomedicina da FIMCA, Faculdades Integradas Aparício Carvalho, foi aberta na noite desta terça-feira (16), no auditório da instituição, pela coordenadora do Curso, a professora Daniela Vezú. O evento tem o objetivo de promover o intercâmbio entres os acadêmicos e mantê-los em contato com profissionais biomédicos para compartilhar conhecimentos, contando para isso com a participação de renomeados palestrantes das ciências da saúde e afins.
O primeiro dia da III Semana de Biomedicina cumpriu fielmente a programação prevista, com as palestras da Dra. Myrian Góes, do Hospital de Base Ary Pinheiro, sobre Alterações Morfológicas na Série Vermelha; Técnicas Imunológicas, com a Dra. Ariane Foschiera; e Avanços Tecnológicos para o Laboratório de Análises Clínicas, com o Dr. André Luis. Após as palestras houve o sorteio de brindes e um coquetel foi servido aos presentes.
O Baile de Máscaras agora será no sábado
A data do Baile de Máscaras em comemoração ao Dia do Biomédico, anteriormente marcado para o dia 19, sexta-feira, na Antiquarius  


Disco, foi remarcada para sábado, dia 20, no mesmo local e horário, atendendo a inúmeros pedidos de profissionais e acadêmicos. Os convites, com direito a uma máscara por unidade, continuam a venda na Coordenação do Curso de Biomedicina e na Ouvidoria da FIMCA.